Esse projeto faz parte de uma pesquisa de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação, todos os direitos são reservados ao autor desta publicação.
Neste projeto, foram avaliados e remodelados os requisitos funcionais e não funcionais da plataforma mobile do sistema para o desenvolvimento de um protótipo funcional capaz de ser utilizado como instrumento de avaliação e validação de uma metodologia de avaliação de usabilidade. De modo geral, o sistema visa otimizar o processo de monitoramento de pacientes com disfagia, para melhorar a qualidade na assistência nos cuidados de saúde

O sMIA+ foi projetado para ser executado na plataforma mobile. E utilizado para o acompanhamento de pacientes, onde serão capturados os dados e enviados para os profissionais da saúde.
A aplicação visa otimizar o processo de monitoramento de pacientes com disfagia, para melhorar a qualidade na assistência nos cuidados de saúde.
- Compreensão do estado atual do sistema;
- Modelagem do negócio;
- Identificação dos stakeholders;
- Definição dos perfis dos usuários;
- Especificação e análise de requisitos para a remodelagem da interface mobile do sistema.
São apresentados a seguir os protótipos da interface desenvolvida, baseados nos requisitos:
Os protótipos foram produzidos utilizando a ferramenta de software Figma, e baseados nas especificações detalhadas nos requisitos funcionais e não funcionais e na compreensão do autor sobre o domínio do sistema. Os protótipos foram elaborados de maneira interativa com a ferramenta, para que fossem utilizados posteriormente na avaliação de usabilidade do sistema.
Na Imagem 1 representa a tela inicial do sistema, na qual o paciente realizará o login no sistema com suas informações cadastradas previamente. Na Imagem 2 é exibida a tela inicial do sistema, contendo as principais funcionalidades do sistema, como a gravação de dados, diário alimentar e chat. A Imagem 3 representa a tela de ativação do bluetooth para conexão com o dispositivo de captura. Na Imagem 4 exibe a tela de gravação na qual o paciente poderá iniciar a gravação no momento da ingestão de alimentos.
Na Imagem 5 apresenta a tela de Diário Alimentar, na qual o paciente poderá visualizar suas informações do seu progresso no tratamento, como a média de tempo de refeições, o nível de disfagia, tipo de alimentos
e entre outros. Na Imagem 6 representa a gravação em andamento, no qual é possível visualizar o tempo restante e o tempo atual de gravação, como também a barra de progresso.
Na Imagem 7 é exibido a tela onde o usuário poderá informar também qual o tipo de alimento que está sendo ingerido no momento da captura os dados, como forma de auxilio de comparação com as informações classificadas pelo sistema. Na Imagem 8 apresenta a tela de menu do sistema, no qual o usuário poderá acessar algumas funções rapidamente no sistema.
As demais telas fazem parte das outras funcionalidades da aplicação.
Você pode acessar o protótipo interativo aqui.
















